Untitled Document


A magia da revelação da informação a partir de dados combinados





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/sites-em-jundiai-dados-combinados.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Códigos imbricados de algoritmos, linguagens de programação, compilação inteligente de data journalism, mecânica social baseada em Gurps, animação de games 3D, técnicas pixilation. Tudo isso junto e misturado dentro de uma caixa de Pandora que leva o codinome NewsGames – games emuladores de notícias. Eis a magia da revelação da informação a partir da edição direcionada de dados combinados.

De um lado, o pessoal de TI com seus intrigantes códigos de algoritmos e de outro, a galera da redação na compilação de informação a partir de sistemas de data journalism. Para completar a trupe, designers de games e suas maravilhosas animações que ajudam a dar vida àquilo que ainda era invisível por força do mito da plataforma única.

Nem Mark Zuckerberg acredita mais nos seus delírios de transformar o Facebook em uma plataforma planetária única. Isso ficou claro quando a maior rede social do mundo decidiu adquirir o Whatsapp – serviço de mensagem instantânea. Ao buscar o intercâmbio de suportes de comunicação, o Facebook aposta, sobretudo, em dados combinados, a partir de multiplataformas (tefefone, SMS, mobile e browser).

Interfaces simples melhoram consonância

A partir de sistemas de dados combinados, interfaces simples promovem o intercâmbio inteligente de pessoas comuns com o universo da realidade aumentada e, ao mesmo tempo otimizam a consonância da notícia em meio ao caos diário gerado pela tempestade informativa. Não importa a extensão da base de dados, a imaginação é o limite.

Um bom exemplo foi a digitalização dos passes realizados pelo meia Pirlo durante a partida entre Itália e Inglaterra, na Copa do Mundo. Neste caso, a base de dados partiu de uma realidade física (ações dos jogadores em campo), dentro de um universo mais amplo de cerca de 1300 passes dados pelas duas equipes, em toda a partida.

Singularização da informação

Para se chegar à informação que realmente interessava partiu-se do geral (complexo) para o particular (simples). De um universo quase caótico (numero total de passes) para dados simplificados que garantissem consonância ao contexto. A partir da engenharia da singularização de dados digitais (algoritmos e sistemas de data journalism), chegou-se ao numero de 103 passes corretos de um total de 108 dados pelo jogador.

A singularização da informação é a resposta mais inteligente para resolver o problema da falta de consonância gerada pela tempestade diária de informação. E isso só foi possível com a mistura de dados combinados, que culminaram na criação de uma interface clean (imagem fixa, dinâmica ou animada), combinação que revelou a informação que realmente interessava ao público do futebol.

A simples transformação de dados físicos em dados digitais iconizados permite uma maior compreensão da informação e aprofundamento do trabalho de análise de qualquer evento. No caso do futebol serve até mesmo para auxiliar comentaristas, para que evitem aquelas famosas gafes que reduzem megaeventos em meros espetáculos de várzea.

Simplificando interfaces

Aliás, a tecnologia mobile acabou colocando um ponto final naquela ‘bagunça arrumadinha’ em homes de portais de notícias. Com os smartphones e tablets, a interface de publicação de notícias vem assumindo o mesmo modelo de publicação em sequência dos velhos formatos de blogs. Na perspectiva da forma de apresentação, o design de sites deu um passo atrás para evoluir rumo à simplificação das interfaces.

Mas editar notícias em tabuleiros de jogos já é um salto inimaginável do ponto de vista da forma de apresentação e edição do conteúdo jornalístico. Vão para o espaço até os formatos em sequência usados hoje como algo de vanguarda. Em interfaces geradas a partir de animação de dados combinados, a notícia ganha roupa e sapatos novos.

Ganha contornos de técnicas pixilation - animação stop motion na qual pessoas vivas são utilizadas e captadas quadro a quadro (fotogramas), criando uma sequência de animação. No galáxia dos games como notícias, os jogadores entram na trama com status animado, compartilham suas histórias, debatem e noticiam em forma de jogo.

A magia da revelação em oito passos

Qualquer plataforma de NewsGames emula informações noticiosas a partir da mistura de dados combinados inteligentes. A magia da revelação da informação que realmente interessa ocorre em oito passos. Tudo inicia a partir da mistura de diversos sistemas baseados em dados físicos. No caso dos NewsGames, a cidade é a base de onde tudo começa.

  1. Ações da base física de dados
  2. Sistemas data journalism
  3. Linguagem de programação
  4. Códigos algorítmicos
  5. Mecânica baseada em Gurps
  6. Animação de games 3D
  7. Simuladores de dados
  8. Interface gráfica

Como no episódio de Pirlo as ações do jogador em campo serviram de base inicial de dados digitais, no caso do NewsGames, as ações dos gamers na cidade serão a base física para o desencadeamento de toda a jogabilidade do jogo. A partir da cidade é gerada uma interface digital baseada em mapeamento geoprocessado, quando se dá início à animação 3D da trama.

Linhas de códigos algoritmos são desenvolvidas a fim de criar a sinergia necessária entre sistemas de data journalism (compilados a partir das breaking news), simuladores de dados e intercambio de perfis dentro das redes sociais (mecânica social), a partir de sistemas Gurps – Generic and Universal Role Playing System, ou Sistema Genérico e Universal de Interpretação de Papéis.

Modelo inspiração em jogos de RPG

Afinal, os NewsGames, como novo modelo de Jornalismo Online, é inspirado em jogos de RPG.  É na mistura desses dados combinados que emerge a grande magia da revelação: a informação que realmente interessa. A emersão de superdados simplificados (com altíssimo valor agregado) se dá na forma de apresentação irreverente e abusada dos tabuleiros de jogos eletrônicos.

A começar pela cores em contraste com a velha página branca das notícias. Em jogos com mecânica social aberta baseada em notícias, os jogadores são reconstrutores da cidade onde moram na vida real. Basicamente, esses jogadores sociais vão reconstruí-la e desenvolver uma espécie de cidade paralela com modificações na sua estrutura virtual, mas que podem repercutir na realidade.

Gamers como arquitetos sociais

Nos NewsGames, a participação social e política rende aos jogadores pontos de prestígio. Quem propor mais e melhores cossoluções para problemas verificados em breaking news (top trends) e aceitas pela maioria dos perfis participantes das redes sociais, ganha o jogo e recebe o tão esperado ‘brevê’ de arquiteto social.

O tabuleiro-simulador pode ser dividido em várias partes: cidade física, cidade social, cidade cultural e cidade econômica. Todas essas seções podem ser interligadas por conexões sociais realizadas pelos jogadores. As intervenções podem render prestígio social, descontos (produtos e serviços) e até recursos financeiros aos novos arquitetos sociais.

Games emulam dados combinados

Porque os games são naturalmente emuladores de sistemas de dados combinados. A Fifa surpreendeu o mundo quando apresentou pela primeira vez a tecnologia da goal line techonology. Aparentemente simplória, a tecnologia envolveu uma complexa teia de dados combinados, assemblagem que já é algo bastante habitual entre designers de games.

Com uma interface objetiva, a nova tecnologia da Fifa revelou como a informação que realmente interessa pode ser obtida de forma clean (do ponto de vista da apresentação). Por outro lado, a engenharia de dados combinados requer muito tempo e trabalho, se o objetivo for descobrir informações subjacentes. A NASA busca isso todos os dias.

Por mais de 500 anos, o livro foi o nosso suporte quase natural de acesso à informação. Agora, só o livro não basta. É preciso a combinação inteligente de suportes, tecnologias, códigos e linguagens. Se, é verdade que, a tecnologia digital encurtou distâncias, o mundo ficou ainda mais complexo nos bastidores da informação.

FONTE: http://webinsider.com.br/2014/06/30/a-magia-da-revelacao-da-informacao-a-partir-de-dados-combinados/