Untitled Document


Crianças malcriadas, adolescentes agressivos





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/jornal-jundiai-malcriadas.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Por: Lya Luft.

"Por que as crianças hoje são tão malcriadas e os adolescentes tão agressivos?" A pergunta mexeu com todos. Alguns aplaudiram, outros deram risada (solidária, não irônica), e pareceu correr pela sala uma onda de alívio: o problema não era a dor secreta de cada um, mas uma aflição geral. Minha resposta não foi nada sofisticada. Saltou espontânea de trás de tudo o que li sobre educação e psicologia: 

"Porque a gente deixa". 

E a gente deixa porque talvez uma generalizada troca de papéis nos confunda. Por exemplo, a que ocorre entre público e privado. Vivemos uma ânsia de expor o que pensamos sobre os outros, achando que nos resguardamos da opinião alheia. No entanto, essa é uma forma de botar a cara na janela, tornar-se cabide dos fantasmas alheios — uma verdade mais contundente do que imaginam os que nunca se debruçaram em nenhum parapeito. 

Quando pequena, numa cidade do interior, era engraçado no fim da tarde, no sobrado de meus avós, subir numa banqueta e, cotovelos apoiados em almofadas, ficar olhando pela janela o que se passava na rua. Até que descobri que eu é que estava sendo olhada: eu me expunha. Eu, tímida e assustada, era personagem, não platéia. E a janela perdeu a graça. 

Filhos malcriados e agressivos... O problema da autoridade em crise não é do vizinho, não acontece no exterior, não é confortavelmente longínquo. É nosso. Parece que criamos um bando de angustiados, mais do que seria natural. Sim, natural, pois, sobretudo na juventude, plena de incertezas e objeto de pressões de toda sorte, uma boa dose de angústia é do jogo e faz bem. 

FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/