Untitled Document


Ferramenta online permite fazer reclamação sobre transporte público





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/germansites-com-br-sites-em-jundiai-chega-de-aperto.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Campanha é feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Passageiro pode pedir devolução da passagem caso se sinta lesado.

Com o objetivo de melhorar a prestação de serviço do transporte público de São Paulo, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) criou a campanha “Chega de aperto”. Nela, o passageiro pode enviar fotos e fazer denúncias sobre o serviço. A maioria das reclamações é sobre a falta de informação, conforto, horário, segurança e más condições de transporte.

Um dos objetivos da criação do serviço é também colher informações para que o instituto solicite futuras melhorias no setor aos órgãos gestores. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os serviços públicos devem ser prestados de forma adequada, eficiente e segura, sejam eles operados diretamente pelo órgão público ou por uma empresa concessionária ou permissionária.

O passageiro tem o direito de reclamar se constatar alguma irregularidade na estrutura  e segurança no transporte dos passageiros, como brigada de incêndio e velocidade compatível; canais acessíveis para orientação do usuário, bem como informes imediatos em casos de atraso ou transtornos durante a viagem; falta de respeito à saúde do usuário, acessibilidade, temperatura e espaço apropriados e tempo de viagem programado.

De acordo com o Idec, caso veja alguma irregularidade, o passageiro deve procurar o funcionário mais próximo e pedir sua passagem de volta. É responsabilidade do operador devolver o valor da passagem ou disponibilizar outra.

Se seu pedido for negado, ele pode reclamar. Para isso é necessário anotar os dados - linha, data e hora, local, sentido da linha e número do veículo - e registrar uma reclamação pelo site ou telefone da operadora de transporte. Não tendo sua solicitação atendida, é preciso registrar o caso no Procon de sua cidade. Caso envolva danos materiais ou morais, o passageiro pode buscar o Juizado Especial Cível. Clique aqui para  acessar o site da campanha.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/12/ferramenta-online-permite-fazer-reclamacao-sobre-transporte-publico.html