Untitled Document


Google compra concorrente do microblog Twitter





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/germansites-com-br-sites-em-jundiai-jaiku.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Gigante das buscas adquiriu a empresa finlandesa Jaiku.  Serviço permite que usuários atualizem seus blogs via celular.

O Google comprou a companhia finlandesa de mensagens instantâneas Jaiku, uma empresa iniciante que oferece ferramentas de comunicação imediata pela web e para usuários de celulares interessados em acompanhar a rotina diária de seus amigos. A solução mais popular dessa categoria, que leva o nome de “microblog”, é oTwitter

Escrevendo no blog oficial do Google, Tony Hsieh, gerente de produto da gigante das buscas, informou que sua companhia comprou a Jaiku, sediada em Helsinque. O Google confirmou a operação em comunicado separado, mas não revelou o valor da transação. 

"Apesar de não termos planos definitivos para anunciar agora, estamos entusiasmados com os próximos avanços da web e da tecnologia móvel", afirmou o Google em nota publicada no site da Jaiku. 

A aquisição coincide com crescentes especulações de que o Google está trabalhando para ampliar sua presença no mercado de serviços de internet móvel por meio da criação de um sistema operacional para celulares. 

O analista Douglas Anmuth, do Lehman Brothers, afirmou em nota que o Google pode potencialmente lançar seu próprio celular já em fevereiro de 2008. Ele descreveu o provável aparelho como um celular simples, de baixo custo que terá uma variedade de aplicativos do Google e será apoiado por receitas com publicidade. 

A Jaiku encoraja os usuários a enviarem freqüentemente mensagens sobre si mesmos ao site da companhia, onde amigos ou outros contatos on-line podem acompanhar suas idas e vindas. O serviço também encaminha essas mensagens para outros sites, blogs ou celulares de amigos que queiram ler informações sobre as atividades do usuário da Jaiku. 

A Jaiku foi montada em fevereiro deste ano por Jyri Engestrom e Petteri Koponen. O Google, que adquiriu uma série de pequenas empresas iniciantes este ano, comprou a companhia de redes sociais móveis Dodgeball há dois anos.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL148395-6174,00.html