Untitled Document


Mirando na Lua, Google espera ser dono do futuro





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/germansites-com-br-sites-em-jundiai-google.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Olhe para o cenário de tecnologia hoje e o quê você vê? Algumas empresas –Facebook, Yahoo, Apple, Twitter e Google– competindo pelos mesmos tipos de receita: publicidade, buscas, localização e alguns hardwares móveis.

Agora olhe para o futuro do cenário de tecnologia e o quê você vê? Eu responderei para você: Google, Google e Google.

Ao longo do ano passado, sozinho, o Google adquiriu mais de uma dúzia de empresas de tecnologia em hardware que estão trabalhando em projetos que podem parecer malucos hoje, mas podem ser uma parte do nosso futuro não tão distante.

Vamos olhar apenas para uma pequena parte das recentes aquisições do Google. Houve uma série de fábricas de robôs humanoides, incluindo a Boston Dynamics, que produz máquinas de duas e quatro pernas que caminham e correm com uma estranha sensação de equilíbrio.

Em seguida vem a Holomni, uma pequena companhia de design que faz rodas de alta tecnologia robótica, presumivelmente para mais robôs, ou até mesmo para a frota de carros sem motorista do Google. E ainda a aquisição da Makani Power, que fabrica turbinas eólicas, para, bem, quem sabe como o Google vai usar isso?

Ainda assim, muitos dos competidores do Google parecem estar presos no presente. Olhe para as aquisições do Facebook, Yahoo e Twitter, todos eles compraram uma série de companhias de software, design, publicidade e conteúdo. Nenhum robô. Nenhum carro sem motorista. Nenhuma turbina eólica.

Não está claro onde a Apple se encaixa nisso tudo –a companhia, afinal, é mais eficiente em manter segredos do que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos. A Apple também tem claramente dinheiro suficiente para competir com o Google.

Mas se Apple está trabalhando em segredo em seu próprio exército de robôs e universo futurista, o Goofle está construindo para o futuro em público.

O Google anunciou a compra da Nest Labs, que fabrica dispositivos para casa conectados à internet como um termostato e um detector de fumaça, por US$ 3,2 bilhões em dinheiro.

Para que o Google vai usar os aparelhos produzidos pela Nest? Provavelmente, isso está ligado ao que Tony Fadell, executivo-chefe da Nest, disse ao New York Times no ano passado, "é a criação de um mundo de objetos com consciência".

"Toda vez que eu ligo a TV, há a informação de que alguém está em casa. Quando a porta da geladeira se abre, há outro sensor, mais informação", disse Fadell. O seu termostato é capaz de controlar e recolher esse tipo de informação. Mas o futuro vai ser diferente, quando nós tivermos "redes de sensores que possam evoluir, todos interagindo com estes padrões de aprendizagem".

É claro, todas essas ideias malucas e aquisições do Google podem falhar. Prever um futuro que se pareça com um universo alternativo onde apenas tecnófilos querem viver, com robôs que vagueiam pela terra e sensores em nossas salas, parece um exagero.

Larry Page, executivo-chefe do Google, reconhece que muitas dessas ideias que giram em torno da companhia são "tiros na Lua". Mas ele também acredita que muitos deles serão bem sucedidos e irão posicionar a empresa num futuro para o qual seus concorrentes parecem não estar se preparando.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br