Untitled Document


O lado malvado do bom colesterol





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/jornal-jundiai-sites-jundiai-colesterol.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Conhecido por ter capacidade protetora, o HDL também pode trazer malefícios para o coração, aponta estudo.

Todos sabem que deveríamos evitar o colesterol “ruim”, o LDL, mas uma nova pesquisa sugere que mesmo o que é considerado o “bom”, o HDL, não é tão inocente como parece. Pesquisadores americanos descobriram que ele pode se tornar prejudicial, perder suas propriedades protetoras e ser um fator para desencadear inflamações e entupimento de artérias.

Os pesquisadores da Clínica Cleveland dizem que os benefícios do “bom” colesterol têm sido divulgados intensivamente, mas todos os ensaios clínicos de drogas destinadas a aumentar os níveis do HDL não conseguiram demonstrar uma melhora da saúde do coração.

Além disso, pesquisas recentes mostraram que uma proteína abundante no bom colesterol está presente na parede de artérias doentes. Como resultado, uma equipe coordenada por Stanley Hazen, da Clínica Cleveland, decidiu se debruçar sobre os efeitos do HDL, que contém a apolipoproteína A1 (apoA1), responsável pela proteção do coração.

Entretanto, Hazen e seus colegas notaram que a parede da artéria com grande quantidade desta substância torna-se oxidada, o que não contribui para a saúde cardiovascular. Em vez disto, contribui para o desenvolvimento de doença arterial coronariana.

A equipe desenvolveu um método para identificar o malefício do bom colesterol e testou amostras de sangue de 627 pacientes cardíacos. Ainda não está muito claro, entretanto, como o bom colesterol acaba se tornando um agente maléfico.

- Identificar a estrutura disfuncional do apoA1 e o processo pelo qual ele se torna um gatilho para doenças em vez de preveni-las é o primeiro passo para criar novos testes e tratamentos para doenças cardiovasculares - disse Hazen.



FONTE: 
http://oglobo.globo.com/saude/o-lado-malvado-do-bom-colesterol-11414235