Untitled Document


O que o iogurte grego pode te ensinar sobre marketing?





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/sites-jundiai-yogurte.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Por: Jussara Coutinho - Ideia de Marketing - www.ideiademarketing.com.br

Com polpa de fruta ou natural, bem cremosinho e geladinho! O iogurte grego realmente ganhou o coração dos brasileiros. Mas afinal, qual é a deste iogurte ‘grego’?

Na verdade, de muito especial ele não tem é nada, além da sua cremosidade, ou seja, de um uma dose de espessante a mais. Fora isso, ele também não tem nada de ‘grego’, já que na Grécia os típicos iogurtes são caseiros.

De qualquer forma, a primeira marca a lançar este ‘conceito’ foi a Vigor, que logo inspirou todas as outras grandes marcas do setor e ganharam juntas o mercado com toda esta ‘finesse’ do nome.

O iogurte com pinta de europeu reinventou o cenário do alimento, que já traz diversas inovações, incluindo versões de garrafinha, mais líquidas. Opa! Espera aí, mais líquidas? Mas a textura não era o grande diferencial do produto? Pois é! Este é o perfeito exemplo do movimento conhecido como ‘gourmetização’!

A gourmetização nos ganhou!

O conceito de ‘gourmetização’ nada mais é do que a sofisticação do simples. É um toque de luxo no dia-dia. Brigadeiros, hot-dogs, pipocas e, acredite, até água já podem fazer parte deste seleto grupo gourmet, que contempla a alto culinária.

O que entra em jogo neste momento é nossa aceitação diante do que o mercado oferece. Estamos presenciando um grande movimento ou incentivando a futilidade? Qual é o limite para a gourmetização e o que queremos provar quanto estamos consumindo este conceito?

É conveniente relacionar este movimento com a onda da ‘ostentação’ e, inclusive, com o alcance deste determinado tipo de ação nas classes sociais. Muitas vezes critica-se pessoas que estão exibindo determinadas marcas enquanto se consome uma coxinha de galinha d’angola. E, então, é válido refletir sobre a influência destas ‘novas ideias’ e até que ponto elas são sensatas e justificam o nosso consumo.

Você está pagando mais pela mesma coisa?

Para encerrar o artigo, fica o questionamento: o que compramos merece o nosso dinheiro? Será mesmo que uma água com tratamento diferenciado no exterior vai nos proporcionar uma experiência surpreendente? Será que nosso suado e merecido salário é bem investido desta forma?

Há experiências que sim, são válidas, mas também é válido pensar. Não é à toa que já brincam com a inauguração de uma ‘gourmeteria gourmet’ em São Paulo.

FONTE: http://www.ideiademarketing.com.br/2014/04/15/o-que-o-iogurte-grego-pode-te-ensinar-sobre-marketing/