Untitled Document


Precisamos de mais cursos gratuitos de TI





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/sites-jundiai-ensino-ti.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Por: Mayra Fragiacomo - Job Transition Consultoria em RH.

“Se você estiver pensando em ganhar um monte de dinheiro ou simplesmente mudar o mundo, a programação é uma habilidade incrivelmente útil” - disse Hadi Partovi, fundador da Code.org, organização não governamental cujo objetivo é fazer com que a população dos EUA, especialmente as crianças, desperte interesse pela tecnologia e o desenvolvimento.

Para isso, Patrovi tem o apoio incondicional de nomes conhecidos de todo mundo, como Bill Gates, Marck Zuckerberg e Jack Dorsey, do Twitter. A Code.org ensina programação gratuitamente, online, totalmente acessível para qualquer tipo de público. No fim de 2013, os próprios executivos citados acima deram aulas de programação para apoiar uma iniciativa chamada “Hour of Code”, que depois foram disponibilizadas de graça na internet.

Aqui no Brasil, conforme já noticiado pelo Olhar Digital, as empresas Locaweb e Caelum lançaram recentemente o projeto “Ano do Código”, para que os brasileiros tenham maior contato com tecnologia a partir de conteúdo gratuito e simplificado sobre programação na rede. A pretensão dos programas (brasileiro e americano) não é formar exímios programadores ou capacitar profissionais de tecnologia, mas promover e incentivar pessoas comuns interessadas em tecnologia a aprenderem programação. O incentivo está lançado e tudo o que ocorrer em virtude disso é uma consequência positiva.

Iniciativas como esta são extremamente necessárias, pois fomentam a evolução tecnológica do Brasil. Elas precisam acontecer em maior escala, de forma gratuita, e com apoio de mais empresas, governos e personalidades. A educação como forma de acesso ao universo da TI, por um número maior e diferenciado de pessoas, valida a importância da área. Na outra ponta, o pensamento joga luz a um debate igualmente importante: a necessidade do ensino de tecnologia promovido e incentivado na formação de base para depois ser aprimorado nas universidades.  

Acredito que uma das formas mais inteligentes de iniciarmos a tão necessária reestruturação da área de TI, com consequente melhoria do mercado de trabalho (condições, salários, acesso...) para seus profissionais, é através do investimento em formação e da intensa promoção do conhecimento. Pode parecer utópico, mas ainda assim é um bom começo.

FONTE: http://olhardigital.uol.com.br/pro/colunistas/mayra_fragiacomo/0/0#post_41423