Untitled Document


Restaurante do futuro registra hábitos dos clientes





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/germansites-com-br-sites-em-jundiai-restaurante.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/webjundiai/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Estabelecimento com esse nome foi montado em universidade da Holanda.  Iniciativa custou US$ 4,2 milhões e tem como base a filmagem dos frequentadores.

Uma universidade holandesa criou o ‘restaurante do futuro’, um estabelecimento que usa câmeras para monitorar o hábito de seus clientes. Se os pesquisadores conseguirem atingir seus objetivos, eles terão respostas para as seguintes perguntas: “as pessoas comem mais saladas quando estão perto de plantas?”, “uma luz romântica faz com que os consumidores demorem mais para comer?” e “um serviço ruim faz com que as pessoas não gostem de seu almoço?”, entre outras. 

O centro de pesquisas foi montado na universidade holandesa de Wageningen e custou cerca de US$ 4,2 milhões – parte desse valor foi doado por empresas que querem testar seus produtos no local. Além das câmeras, o local também é high-tech na hora do pagamento: o próprio usuário digita no computador o que consumiu, eliminando a necessidade de funcionários no caixa.


Aqueles que quiserem comer no local têm de assinar um documento para consentir a filmagem durante o almoço. “Queremos saber o que influencia as pessoas: cores, gosto, funcionários. Vamos tentar nos focar em um estímulo por vez, como na luz”, afirmou Rene Koster, responsável pelo Centro de Estudos Inovadores dos Consumidores.

De acordo com Koster, o restaurante do futuro é um “parque de diversões de possibilidades”. “Podemos pedir para que os funcionários sejam menos amigáveis, fiquem menos visíveis, ou o contrário”, disse, lembrando que as mudanças precisam sempre ser pequenas. “Se fizéssemos grandes mudanças de um dia para o outro, as pessoas não gostariam. Seria algo muito abrupto.” 

Em uma sala de controle, os pesquisadores podem fazer com que as câmeras instaladas no teto do restaurante dêem zoom em um freqüentador ou em seu prato. Com a ajuda das câmeras, eles observam como as pessoas entram no restaurante, que tipo de comida chama sua atenção, se sempre escolhem a mesma mesa para se sentar e quanta comida eles jogam fora. 

“Você já é filmado em todos os lugares, como no programa ‘Big Brother’. Então, que diferença faz se isso acontece em um restaurante?”, questionou Bert Visser, um cientista da universidade, enquanto comia um sanduíche de frango. Patricia van der Souven, uma assistente de pesquisa que também freqüenta o local, concorda. “Um dia, havia luzes azuis no restaurante e eu não entrei, porque a comida não parecia boa”, afirmou.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL150289-6174,00.html